quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Santo Estanislau Kostka, virgem

          

            Estanislau Kostka nasceu no Castelo de Rostków, na Comuna de Czernice Borowe, na Polônia, no seio de uma importante família nobre.
           Com a idade de 13 anos foi estudar no colégio dos jesuítas em Viena. Aí demonstrou vocação para a vida religiosa desde cedo ao pedir pouco depois ingresso na Companhia de Jesus, onde tinha estava a ser educado. Como era menor de idade, a Companhia solicitou a autorização do pai, que se opôs ferrenhamente.
           Mas decidido a tornar-se jesuíta, aconselhado pelo Padre Francisco António, jesuíta português confessor da imperatriz, o jovem fugiu secretamente disfarçado de mendigo para a casa dos jesuítas em Dilligen an der Donau, na Alemanha. Lá foi acolhido pelo superior, São Pedro Canísio. Ao saber do ocorrido, o pai ameaçou até expulsar os  jesuítas da Polônia, mas seu filho Estanislau manteve-se resoluto até ao fim.
           Aos 17 anos foi para Roma, a fim de estudar filosofia no Colégio Romano (atual Universidade Gregoriana) e concluir o noviciado. Só que após sua chegada, ficou gravemente enfermo. Faleceu a nove a dez meses depois, aos 17 ou 18 anos de idade, no dia da Assunção da Virgem Maria.


imagem de Santo Estanislau Kostka