terça-feira, 26 de julho de 2011

São João Cassiano, monge

        
Cassianus portret.gif

         Nasceu aproximadamente no ano de 360 possivelmente no Império Romano do Leste, na Cítia Menor (atualmente Romênia). Ainda jovem ingressou no mosteiro de Belém, na Palestina. Depois ele viajou pelo Egito visitando vários mosteiros. No mosteiro de Constantinopla foi consagrado diácono por João Crisóstomo, o Patriarca de Constantinopla, de quem se tornou amigo. Quando Crisóstomo foi exilado, no ano de 404, João Cassiano foi enviado a Roma para pleitear sua causa diante do Papa Inocêncio I.
        Posteriormente, Cassiano fundou seu próprio mosteiro, no ano de  410, no estilo egípcio perto de Marselha, na França. Conhecido como Abadia de São Vítor, que foi um dos primeiros mosteiros masculinos, e o de São Salvador, feminino, ambos servindo de modelo para o desenvolvimento do período monástico ocidental. Ele é considerado o fundador do monasticismo ocidental.
         No mosteiro de Marselha estudaram vários teólogos relativamente brilhantes, dentre eles se destacam Vicente de Lérins e Fausto de Riez e o local se transformou no principal foco de oposição à teoria monergística, defendida por Agostinho. Os três juntos formaram a base de oposição, especialmente contra a crença na predestinação divina sustentada por Agostinho e seus seguidores.
        João Cassiano morreu no ano de 435, seus restos mortais estão na Abadia do Mosteiro de São Vítor em Marselha, na França.
        As principais obras de Cassiano foram: Da instituição do monasticismo, Discursos espirituais e Da encarnação do Senhor contra Nestório. Também escreveu uma série de Conferências dos diálogos que teve com vários abades dos mosteiros que visitara para tentar, assim demonstrar as falhas e as novidades dos conceitos de Agostinho a respeito da salvação. Ele procurou elaborar uma alternativa ao monergismo, como para o pelagianismo, desenvolvendo um sinergismo católico ortodoxo. A proposta de Cassiano conhecida como semipelagianismo, segundo a igreja ocidental, fracassou, entretanto tornou-se a teologia popular mais aceita por grande parte do catolicismo romano medieval.


Abadia de São Vitor em Marselha, França