Bispo de Saint Brieuc, nasceu na paróquia de Santo Albano, na Bretanha, entre os anos de 1178 e 1184; morreu no dia 29 de julho de 1234. A Ata dos Mártires narra apenas suas virtudes e milagres, e não fornece nenhum detalhe sobre sua vida. De outra fonte nomeada "Acta", nós sabemos que pertencia a uma família ilustre. Seu pai era Oliver Pinchon e sua mãe Jane Fortin.
Sua personalidade era fortemente marcada pela inocência de seus atos, sua admirável meiguice, humildade, castidade, mortificação, caridade e devoção, enfim, era um homem profundamente marcado por muitas virtudes.
Recebeu a tonsura e alguns anos mais tarde foi ordenado diácono e padre pelas mãos e Josselin, bispo de Saint Brieuc.
Foi eleito bispo no ano de 1220 e considerava-se a si mesmo como o pai dos pobres e aflitos de sua diocese.
Ele foi um defensor dos direitos dos clérigos e passou algum tempo de sua vida na diocese de Poitiers, assistindo ao bispo enfermo em suas tarefas e retornou para sua diocese em 1230. Ele começo a contrução da Catedral mas faleceu antes de sua obra finalizada. Seu corpo foi depositado na Catedral e encontrado incorrupto no ano de 1284.
Foi canonizado no dia 15 de abril de 1247 pelo Papa Inocêncio IV. Durante a Revolução Francesea suas relíquias foram queimadas.
Catedral de Saint Brieuc