quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Beato Bernardo Peroni

           

             Entre os santos e beatos capuchinhos, Bernardo Peroni de Offida é o que viveu mais anos: morreu com 90 anos no convento de Offida, ao amanhecer do dia 22 de agosto de 1694. Nasceu em Vila de Appignano, nas vizinhanças de Offida, terceiro de oito filhos, aos 07 de novembro de 1604, o mesmo ano em que morreu São Serafim de Montegranaro, e o pai José o levou no mesmo dia para ser batizado na antiga igreja de Santa Maria da Roca, fora dos muros.
            Domingos (assim se chamava) cresceu forte e robusto no campo onde viveu sua infância e juventude. Aos 15 anos, em 1619, passou da guarda do rebanho para a guarda dos bois e começou a mexer com o arado.
            A vida austera dos capuchinhos, estabelecidos em Ofida em 1614, era para ele um forte apelo, onde encontrava particular sintonia de Espírito. Freqüentava a sua singela e devota igreja. Mas esperou ainda vários anos quando falou, finalmente, para os pais e depois para os freis de quem não recebeu nenhuma resistência. Aos 15 de fevereiro de 1626, em Corinaldo, vestia o hábito com o caparão de noviço tendo como mestre o Frei Miguelangelo de Ripa, e um ano depois, em Camerino, onde continuara e concluíra o ano de noviciado, faria a primeira profissão tomando o nome de Bernardo.
            Foi mandado logo depois para o convento de Fermo aos cuidados de Frei Mássimo de Moresco, mestre dos jovens irmãos não clérigos, como ajudante de cozinha e assistente dos confrades enfermos, onde permaneceu por vinte anos. Em seguida, foi para Áscoli, no convento onde vivera São Serafim de Montegranaro, passando também por vários outros conventos. Em 1650 fixou morada definitivamente no convento de Offida, de onde não saiu mais, com exceção de uma breve pausa de poucos meses em Áscoli. Em Ofida viveu ininterruptamente por 45 anos.
            Uma vida simples desenvolvida num ambiente geográfico muito limitado, sem longas viagens fora das Marcas, desconhecido na humildade dos serviços ordinários de um irmão não clérigo capuchinho: cozinheiro, enfermeiro, esmoler, hortelão, porteiro, tudo cheio de devoção e de oração. Rezava sempre. Na igreja permanecia absorto diante do tabernáculo ou qualquer imagem sagrada, com os olhos elevados para o céu, firme como uma estátua, com os braços levantados. Enamorado da Eucaristia, tinha um respeito profundo pelos sacerdotes. É necessário olhar os processos para dar um pouco de variedade e de movimento a esta vida desconhecida. Também quando saia para esmolar se escondia na sua interioridade. Nunca era surpreendido distraído. Sempre com os olhos baixos, o rosário nas mãos, pacato nos gestos, afável no falar. Alguém testemunha dele o seguinte: "Um dia de inverno, depois de ter nevado muito, Frei Bernardo chegou numa cidadezinha para pedir esmolas afundando os pés na neve. Uma mulher, na janela, vendo o "santo velho" passando, começou a chorar e a gritar: "Pobre Frei Bernardo"! Ele, com grande jovialidade, respondeu: "Filha, não é nada, não é nada. A graça de Deus não deixa sentir frio". Dizendo isto, tirou o pé direito da sandália, o colocou nu sobre a neve que desapareceu como por encanto, como se alguém houvesse jogado água quente".
            Frei Bernardo era um verdadeiro missionário para a pobre gente do campo. Aos aflitos levava alívio com a serenidade do seu rosto e suas simples palavras. Era um conselheiro que penetrava os corações também dos nobres e prelados, a quem sabia falar com profundidade teológica, embora fosse analfabeto e suas palavras não raramente se tornavam palavras proféticas.
            Um outro aspecto da sua humanidade era a misericórdia para com os doentes, os pobres e encarcerados. Os doentes do convento gostavam de estar doentes por causa da assistência amorosa de Frei Bernardo que inventava mil expressões de caridade, ao ponto de permanecer na enfermaria, dia e noite, dispensado-se de qualquer outro ofício, para estar sempre pronto a servir.
            Já perto dos 90 anos, Frei Bernardo, com o agravamento dos distúrbios (hérnia, artrite, erisipela) despertava compaixão. Em 1694 a sua erisipela o prostrou totalmente, mas o seu espírito se tornou ainda mais luminoso. Uma testemunha refere que "demonstrava tanta alegria no rosto e nas palavras que parecia não estar enfermo, mas que se deliciava". Queria despojar-se de tudo e pedia ao seu guardião "por caridade" o uso do hábito que vestia. Recebidos todos os sacramentos foi visto como que em êxtase. Depois recomendou aos confrades a observância da regra, a paz e o amor entre eles e para com o próximo e de rezar pelos benfeitores e animou muitas pessoas presentes à fidelidade a lei de Deus e a educação cristã dos filhos. E aos 22 de agosto de 1694, quando o sol surgia, ele serenamente expirava.
             Somente em 1745 teve início o processo de beatificação e canonização. Pio VI, a 19 de maio de 1795, o declarava Beato e seis dias depois era celebrada a beatificação na Basílica Vaticana.


Igreja do Beato Bernardo Peroni