quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Beata Cândida Maria de Jesus, virgem, religiosa e fundadora

            

            Nasceu em 31 de maio de 1845 em Androain, Província de Guipuzcoa Espanha.
            Aos 17 anos transferiu-se para Burgos e em 1868 para Valladolid onde sob a direção do Padre Miguel São José Herranz S.J. concebeu o projeto, inspirado ao que parece pela Santíssima Virgem, de fundar uma Congregação consagrada à educação feminina.
           Na igreja de Rosarilho (Valladolid) conforme ela mesma afirmou Nossa Senhora mostrou-lhe  o hábito e indicou o nome que deveria tomar o Instituto (o de Filhas de Jesus).
            A 8 de dezembro de 1871, festa de Nossa Senhora da Conceição, acompanhada de outras cinco jovens assegurou em Salamanda com a benção do Santo Papa Pio IX e do Bispo D. Joaquim Luch e Garriga a nova Congregação. Leão XIII aprovou o Instituto  em 30 de julho de 1901.
            Aprovados pela Santa Sé o Instituto e as Constituições a Madre Cândida foi eleita novamente Superiora Geral a 24 de setembro de 1905, cargo que desempenhou com grande prudência e acerto durante toda a sua vida religiosa.
          Na sua derradeira doença perguntando-lhe o Pe. Muñarriz si estava com a consciência tranqüila respondeu a doente com serenidade :
          “Tranquilissimamente tranqüila”. Pouco depois morreu santamente como fora toda a sua vida.
            Morreu em 9 de agosto de 1912 em Salamanca, Espanha de causas naturais.
            Declarada Venerável pelo Papa João Paulo II em 6 de julho de 1993. Beatificada pelo Papa João Paulo II em 12 de maio de 1996.