quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Santo Hilário, papa

           Papa São Hilário


           Nascido na Toscana, Itália, cujo pontificado teve como objetivo fundamental a defesa da unidade e da ortodoxia na igreja ocidental, com à desintegração do Império Romano. Eleito sucessor do papa Sisto III (440), defendeu com firmeza o primado de Roma na jurisdição da igreja e sustentou ter sido esse poder outorgado por Cristo somente a São Pedro, que o transmitiu a seus sucessores. 
           Combateu vigorosamente as heresias, como o nestorianismo e o pelagianismo, por meio de uma formulação sistemática da doutrina ortodoxa. Sua defesa da doutrina da encarnação de Cristo, num documento contra o teólogo Eutiques de Constantinopla, foi aceita como verdade dogmática pelo Concílio de Calcedônia (451). Entrou para a história como um gênio da diplomacia e angariou tamanho prestígio que com os bárbaros as porta de Roma, reuniu-se com Átila e conseguiu impedir que os hunos atacassem Roma (452), bem como que os vândalos saqueassem a cidade, após a ocupação (455) e, mais que isso, fazendo com a Igreja sobreviesse à quada do Império Romano. 
           O papa de número 46 faleceu em Roma e foi São Hilário (461-468). São conservadas 432 cartas e quase cem sermões de sua autoria, expondo sua teorias e doutrinas, foi declarado doutor da igreja por Bento XIV.