sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Beato Ludovico Roque Gientyngier, sacerdote e mártir

          
  
          Este sacerdote e mártir polonês nasceu em Zarki no dia 16 de agosto de 1904. Concluído seus estudos primários em Czestochowa no ano de 1922 ingressou no seminário maior de de Kielce, e quando se criou a diocese de Czestochowa se incardinou nela.
            Foi ordenado sacerdote em 25 de junho de 1927, logo foi enviado como vigário cooperador da paróquia de Strzenieszyce no tempo em que continuava seus estudos na Universidade Jagelônica de Cracóvia na qual se gradua em 1929.
             Enviado para ensinar religião nas escolas de sua diocese, temia pela nomeação de diretor do Instituto Diocesano de Wielun. Mas no dia em que ia começar seus trabalhos acontece a invasão da Polônia com a consequente política antipolaca de seus ocupantes.
              Segue por um tempo Wielun mas logo em seguida é enviado para a paróquia de Raczyn. Ali desempenha as funções de pároco até o dia 6 de outubro de 1941 em que é preso e levado para o campo de concentração de Konstantynow, e logo depois para Dachau
               Foi assassinado pelos guardas do campo em 30 de novembro de 1941 e beatificado pelo Papa João Paulo II em 13 de junho de 1999.