segunda-feira, 25 de abril de 2011

São Marcos, evangelista

           


 
Basílica de São Marcos em Veneza, Itália


túmulo do evangelista São Marcos

            Marcos é filho de Maria de Jerusalém, e primo de São Barnabé. Era um ministro na sinagoga local, quando encontrou Jesus.
            Diz a tradição que São Marcos fugiu quando Cristo foi preso. Marcos acompanhou São Paulo e São Barnabé até a Antiópia (Moderna Turquia)em 44 e depois para Chipre. Ele acompanhou São Paulo na sua primeira jornada missionária mas retornou logo a Jerusalém. Ele não concordava com São Paulo, mas estava com ele em Roma durante a primeira prisão de São Paulo.
            Uma antiga tradição diz que Marcos foi o primeiro bispo de Alexandria no Egito, e ele é provavelmente o “João Marcos” a que se refere os “Atos de São Paulo”. Marcos escreveu o Segundo Evangelho entre os anos 60 e 70, baseado nos ensinamentos de São Pedro. Ele é também chamado o “Interprete de São Pedro” pelos seus contemporâneos . Acredita-se que Marcos proveu a Mateus e Lucas com fontes básicas para os seus evangelhos.
           São Marcos morreu como mártir na Alexandria, Egito. Ele foi arrastado com uma corda no pescoço de Alexandria até o porto de Bucoles e acabou morrendo estrangulado.
           No século nono, suas relíquias foram trasladadas para Veneza, onde foram envolvidas por uma linda catedral erguida em sua honra. Ele é o padroeiro de Veneza, e mostrado na liturgia católica com um leão com asas.