sábado, 21 de dezembro de 2013

Beato Pedro Friedhofen, religioso


Biografia


Pedro Friedhofen nasceu em Weitersburg em 1819, perto de Coblence, às margens do rio Reno. Órfão de pai e mãe desde muito pequeno, ele precisou começar a trabalhar muito jovem: aos 15 anos era limpador de chaminés. Pedro precisou ajudar a família de seu irmão, Tiago, que morreu deixando viúva e onze filhos. Profundamente tocado pela miséria dos doentes e idosos que visitava durante o serviço de limpeza de chaminés, aos 30 anos, Pedro decidiu entregar-se inteiramente a Deus e ao serviço dos doentes, para os quais fundou, em 1850, a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora.
Em 1851, Pedro se instalou em Coblence onde a confiança da população e dos médicos contribuiu para a expansão da obra desses « Irmãos dos doentes », como são chamados até hoje na Suíça. Pedro é apelidade de « o bom samaritano ». Sua grande atividade esgotou-o fisicamente, levando-o a falecer com apenas 41 anos, vítima de tuberculose, em 21 de dezembro de 1860.
Atualmente, os Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora estão presentes na Europa, na América Latina e na Ásia, dirigindo hospitais, asilos para pessoas idosas e centros de reabilitação.   

 

Citação


”Nosso trabalho deve ser fruto de nossa inteligência, mas ainda mais da piedade e da paciência. Se soubermos sofrer e nos calar, experimentaremos o auxílio de Deus.”

 

Beatificação


Foi declarado beato pelo Papa João Paulo II, em Roma, em 1985.