quarta-feira, 27 de junho de 2012

Santo Sansão de Constantinopla


             Etimologicamente significa “sol”. Vem da língua hebraica.  Sansão se situa no século VI.
             Nasceu em Roma de uma família nobre, quase de posto imperial. Desde jovem sonhou em fazer os estudos de medicina com a finalidade de ajudar de forma gratuita aos pobres e abandonados.
            Quando morreram seus pais, lhe veio um período de longa e profunda reflexão. Depois deste tempo, optou por fazer algo novo. Vendeu tudo o que tinham os pais e deu tudo, absolutamente tudo, aos mais pobres. Sem um “cêntimo de euro… ”, foi para Constantinopla.
            Seguiu com o mesmo trabalho: cuidar aos enfermos sem cobrar nada. Pelo ano 520, como consequência de um motim, declarou-se um incêndio que queimou seu pobre alojamento. Se livrou por milagre. Entretanto, o patriarca da cidade havia ouvido falar muito bem dele.
            Após várias conversações na mais estrita intimidade, o patriarca lhe sugeriu a ideia de se ordenar de sacerdote. Tinha então 30 anos. Efetivamente, se ordenou de sacerdote, e desde agora, se dedicou a curar os corpos e as almas dos enfermos sem recursos econômicos.
            O imperador Justiniano caiu gravemente enfermo. Mandou que o fosse ver Sansão. O curou em seguida. Pediu-lhe em recompensa que edificasse um hospital para os pobres e enfermos. Os médicos bizantinos o reconhecem como a seu patrono. Morreu em redor de 530.